O Que se Conta Daqui...

Pra quem gosta de escutar ou criar causo... Bem vindos! Tatiana Baruel e Érica Turci

Minha foto
Nome:
Local: São José dos Campos, São Paulo, Brazil

quarta-feira, novembro 08, 2006

A Padroeira e a Cobra Grande


Conta o povo antigo que o espírito do deus cobra nunca deixou de rondar o rio Paraíba.

Mais ou menos na época em que Bartolomeu foi preso, alguns pescadores começaram a desaparecer em Jacareí. A população não entendia esse sumiço e todos os moradores ficaram preocupados.

Numa tarde, duas irmãs estavam lavando roupa à beira do Paraíba e viram uma cobra imensa devorando as barrancas do rio. As lavadeiras correram até a cidade, gritando de medo e contaram o que tinham visto.

A cidade ficou em polvorosa! Dizem que o tamanho da cobra ia da igreja Matriz até as bandas de Guararema. Contam ainda que os mais corajosos descobriram um jeito de montar na Cobra Grande, sem se machucar. Esses homens seguiam correnteza abaixo, montados nas costas da cobra como se ela fosse um boi comprido.

O caso é que a Cobra Grande continuou comendo os pescadores e as barrancas do rio. Então, o povo da cidade resolveu pedir ajuda da padroeira e organizou uma procissão para Nossa Senhora da Conceição.

A procissão saiu da Matriz com muitos fiéis segurando suas velas, passou pelo pelourinho, andou pelos arredores e voltou pra igreja.

Os escravos também queriam demonstrar a sua fé, mas como eles não podiam participar de nada, fizeram sua própria procissão. Esculpiram uma imagem da santa em barro queimado e seguiram rezando até o rio. Quando chegaram no Paraíba, jogaram a imagem na água na intenção de acalmar a serpente.

Nessa hora, a imagem de Nossa Senhora começou a cantar.

Aos poucos, a serpente se levantou das águas e foi seguindo a imagem que cantava. Os escravos ficaram alumbrados com tudo aquilo e sentiram um perfume de rosas espalhado no ar...

A imagem de Nossa Senhora foi descendo o rio, sempre cantando, e a Cobra Grande atrás dela até que foi-se embora pra bem longe.

De tão cansada, a imagem da santa deitou no leito do rio e ali desfaleceu. Seu corpo se partiu e, dias depois, ela foi pescada perto de Guaratinguetá.

Dizem que essa é a mesma imagem que hoje todo mundo conhece, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Outros contam que a Cobra Grande adormeceu dentro da terra e que sua cabeça está embaixo do altar da Matriz. O corpo passa pela Igreja do Avareí, mas o rabo da cobra ninguém sabe onde está.

O povo antigo fala que a imagem de Nossa Senhora da Conceição não pode sair da Matriz e, se isso acontecer, a Cobra Grande vai se levantar e destruir Jacareí.

E dizem também que a Cobra Grande se mexe na terra. Na Igreja do Avareí, os bancos já apareceram várias vezes revirados, sem explicação e o povo acha que isso é a Cobra Grande se acomodando debaixo do chão.

1 Comments:

Blogger atividadesdaluiza said...

É uma historia muito interessante e engraçada pois o incrivel tamanho da cobra é de fazer qualquer um dar muitas risadas e também o mito de que a cobra se meche debaixo da praça pode assustar qualquer um,espero que muitos tenham gostado assim como eu pois eu adorei.,

14 setembro, 2011  

Postar um comentário

<< Home